• Domingo, 07 de Junho de 2026

Aral Moreira sediou 4ª Conferência Municipal de Saúde

POR JOELSO GONçALVES

1139

Aral Moreira (MS) – A prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o CMS (Conselho Municipal de Saúde) promoveu, na última terça-feira, dia 30 de junho, a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Aral Moreira.

 

Apesar da baixa participação de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), a Conferência superou as expectativas e foi considerado sucesso total, pelos organizadores do evento.

 

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o evento teve como objetivo debater e avaliar a situação atual da saúde, propor as diretrizes para formulação da política de saúde e contribuir para elaboração e/ou reformulação do plano municipal de saúde.

 

As atividades em torno da Conferência, que aconteceram no Clube Conviver da Melhor Idade, com inicio às 8h da manhã e encerramento por volta das 17h, contou com a presença de representantes da saúde no Estado, profissionais da saúde local, representantes do segmento Aralmoreirense, autoridades, entre outros.

 

Entre os participantes presentes na Conferência estava o prefeito Edson de David; a Secretária Municipal de Saúde Elaine Aparecida Soligo; os vereadores, Gilson Ferreira, Marinês Oliveira, Valdir Soligo e Silvana Cordeiro, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Mirian Alves da Rocha; o representante do Conselho Estadual de Saúde Adília Ponciano; o auditor do Estado e chefe do núcleo Dr. Franscisco Paulo Saturnino e a auditora do Estado Angélica Biochi Della Vecchia.

 

Em seu pronunciamento, a secretária municipal de saúde Elaine Aparecida Soligo destacou e agradeceu o apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMS) na realização da Conferência.

 

Elaine disse ainda que a Conferência foi convocada através do Decreto Nº 0428 de 18/06/2015 e afirmou que a sua gestão frente a Secretaria de saúde vem sendo pautada na transparência e na legitimidade.

 

“Desde 2009, quando assumimos a pasta temos procurado fazer tudo de acordo com a Lei, seguindo as portarias e as resoluções. Constantemente, temos recebido criticas por parte de algumas pessoas, por não entenderem que a saúde pública tem a suas limitações, porém temos feito tudo de acordo com a Lei, o que rege o SUS (Sistema Único de Saúde)” salienta a secretária, ressaltando que a administração municipal vem atuando de forma a proporcionar uma saúde de qualidade a toda a comunidade.

 

Francisco Paulo Saturnino, auditor do Estado e chefe de núcleo, afirmou que a Conferência é a oportunidade para falar e refletir sobre a situação pública no Brasil. Ele afirmou que nos últimos anos a saúde em Aral Moreira deu um salto significante. “Temos acompanhado no município há vários anos o desenrolar do desenvolvimento e crescimento da saúde pública na cidade”pontua. Ele mencionou também a prioridade que o governo do Estado vem dando para a saúde no Estado.

 

“Isso é muito bom para o nosso ponto de vista profissional de saúde, porque teremos a oportunidade de concretizar desse momento especial da política pública e ter uma melhor visão sobre saúde pública, sobre os gargalos que enfrentamos na saúde pública”conclui.

 

O prefeito Edson de David, por sua vez, afirmou que vem desenvolvendo uma série de ações e investimentos no setor, visando oferecer uma saúde de qualidade a população. “A administração municipal, desde 2009, quando assumiu o mandato se propôs a fazer e a tentar melhorar a saúde no município e, isso, estamos oferecendo, porém somos limitados. Gostaríamos de fazer mais, mas devido a falta de recursos financeiros muitas vezes esbarramos em dificuldade que se sobrepõe a nossa vontade”ressalta.

 

“Tenho a plena convicção, que a nossa população tem sido bem atendida e bem acolhida. A saúde em nosso município melhorou muito nos últimos anos. Em uma escala de 0 a 10, tenho certeza que a resolutividade dos problemas de saúde no município tem ficado no valor bem próximo ao desejado” finaliza o prefeito.

 

Logo após o pronunciamento das autoridades, o auditor do Estado e chefe do núcleo, Drº Francisco Paulo Saturnino ministrou uma palestra sobre “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

 

Na sequência, a Conferência seguiu com os debates com base em IV eixos: I Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II Participação Social; Valorização do Trabalhoo espaço foi aberto para  e da Educação em Saúde; IV Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.

 

As propostas definidas na 4ª Conferência Municipal de Saúde serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde e, posteriormente, na Conferência Nacional de Saúde, através dos delegados escolhidos.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.