Aral Moreira
Índios invadem fazendas e provocam 'quebra-quebra' em Aral Moreira
Invasões ocorreram em duas fazendas na região do Tagi
VILSON NASCIMENTO/ A GAZETA NEWS
— 1822Cerca de 60 indivíduos, supostamente indígenas, invadiram duas propriedades rurais na madrugada dessa quarta-feira, dia 24 de junho, em Aral Moreira.
Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pelas vítimas na Delegacia de Polícia Civil do município, as invasões acontecerem por volta das 3h da madrugada e de forma simultânea nas fazendas, Três Poderes e Água Branca, ambas situadas na região conhecida como “Tagi”, na Rodovia MS-386 trecho que liga Amambai a Ponta Porã cortando o município de Aral Moreira.
Segundo informações de moradores das áreas invadidas, os invasores promoveram “quebra-quebra” nas propriedades rurais a ameaçam atear fogo nas casas.
De acordo com as informações constantes no Boletim de Ocorrência, os invasores estavam equipados com rádios transmissões e armados com arma de fogo, flechas, foices e facões.
Depois de invadirem a propriedade e expulsar os moradores, os indígenas estenderam uma faixa reclamando o sumiço de um suposto “cacique” supostamente morto durante a invasão de outra propriedade rural da região tempos atrás.
Segundo os proprietários das fazendas ocupadas ficaram em poder dos indígenas, 800 toneladas de adubos, maquinários, equipamentos agrícolas, animais como gado, cavalo e porcos, além dos pertences dos funcionários que estavam dentro da residência.
Ao tomar conhecimento da situação, o prefeito de Aral Moreira, Edson de David, procurou autoridades na capital do Estado, Campo Grande, pedindo a intervenção para resolver a questão.
O prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa também esteve na capital e, juntamente com Edson de David, se reuniu com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, pedindo a intervenção do Governo para resolver o problema.
Eles também se reuniram com secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Riedel e Edson de David também buscou apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Júnior Mochi.
Leia mais


